Exame de Acesso 2020

Objetivo do Exame de Acesso:

O exame de acesso tem como objectivo seleccionar os candidatos com aptidões, habilidades e conhecimentos para ingressar nos cursos de engenharia do ISPK. A realização do exame de acceso permite verificar o domínio do conhecimento exigido e classificar os candidatos aprovados no quadro de vagas disponíveis nos cursos do instituto.

 Física

  • Conhecimentos básicos

Cinemática escalar e vectorial. Dinâmica de translação. Trabalho, energia mecânica e impulso. Hidrostática e impulsão. Física molecular e termodinâmica. Campo eléctrico

Objectivos

  • Desenvolver a base conceitual e metodológica da Física mediante os desafios fundamentais dos modelos físicos do objecto de estudo da Física Geral para engenheiros (partículas, sistema de partículas, movimento, força, energia, impulsão, gás ideal, calor, carga eléctrica, campo eléctrico, etc., as interacções entre os mesmos assim como estabelecer as devidas diferenças em cada caso;
  • Descrever quantitativamente o movimento mecânico dos corpos em uma dimensão e as interacções mecânicas entre os mesmos utilizando, fundamentalmente, as leis da Física assim como a álgebra vectorial e as ferramentas da álgebra elementar e a trigonometria.
  • Determinar os parâmetros que caracterizam ao estado de um corpo em movimento utilizando o teorema do trabalho-energia e a lei de conservação da energia mecânica.
  • Determinar os parâmetros macroscópicos e microscópicos que caracterizam o estado de equilíbrio do modelo do gás ideal, estabelecendo a relação entre os mesmos utilizando a equação de estado do gás perfeito;
  • Descrever qualitativa e quantitativamente o campo eléctrico e as interacções eléctricas entre cargas em repouso.

Matemática

  • Conhecimentos básicos

Cálculo aritmético e trabalho com variáveis. Equações lineares e quadráticas, redutiveis a quadráticas e lineares. Inequacões lineares, quadráticas e racionais. Valor absoluto em equações e desigualdades. Ferramentas básicas para o gráficos. O círculo. A linha reta no plano. Funções. Definições relacionadas com o conceito de função: y = mx+n, y = ax^2 + bx + c, y = x^3, y = |x|, y = √x. Gráfico de funções. Funções exponencial e logarítmica. Equações exponenciais e logarítmicas. Relacionamentos trigonométricos no triângulo retângulo. Funções trigonométricas (sen(x), cos(x), tag(x), cot(x)). Resolução de triângulos retângulos. Identidades trigonométricas básicas. Equações trigonométricas. Vetores geométricos no plano e o espaço. Secções cônicas. A Parábola, a elipse e a hipérbola. Elementos fundamentais, equação canônica e representação.

Orientações

O exame de acesso é um exercício que avalia as habilidades matemáticas e físicas, quer dizer a capacidade para realizar uma ação ou tarefa corretamente nesses dois domínios científicos.

Estas habilidades permitem ao indivíduo alcançar sucesso em outras áreas do conhecimento, assim como em suas atividades diárias. Através do exame se avalia seu potencial para realizar estudos académicos e aplicar esses conhecimentos a situações que encontrará no decurso de seus estudos no ensino superior; por isso resulta necessário conhecer qual é sua situação com relação a cada uma delas; e em função disso se possa planear seu processo formativo.

Possuir as capacidades matemáticas e físicas permitirá-lhe aprender com maior facilidade, durante seus estudos de Licenciatura, os conteúdos relacionados com esta área, além de que poderá constatar as diferentes situações nas que as matemáticas e a física lhe podem ser úteis a partir de problemas reais.

Nesta avaliação se apresentarão problemas que não requerem a realização de operações ou cálculos complexos, já que se pretende medir seu raciocínio a partir da análise da informação e em alguns casos, os argumentos que a respaldam.

Durante o exame NÃO está permitido o uso de calculadora, de telemóveis ou qualquer outra equipe eletrônica, nem a consulta de nenhum material. Só se pode utilizar lápis ou caneta e rascunho.

O exame de acesso será realizado no dia 13 de Fevereiro às 9 horas nas salas de aula do ISPK.

Fevereiro 5, 2020

Etiquetas: