Exame de Acesso 2021-2022.

                                                              INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO KATANGOJI

DIRECÇÃO ACADÉMICA E VIDA ESTUDANTIL

 TÓPICOS PARA OS EXAMES DE ACESSO ANO ACADÉMICO 2021/2022

ORIENTAÇÕES

O exame de acesso é um exercício que avalia as habilidades matemáticas e físicas, quer dizer a capacidade para realizar uma acção ou tarefa correctamente nesses dois domínios científicos.

Nesta avaliação se apresentarão problemas que não requerem a realização de operações ou cálculos complexos, já que se pretende medir o seu raciocínio a partir da análise da informação e em alguns casos, os argumentos que a respaldam.

A Avaliação tem a duração de duas horas. Serão feitas duas provas, uma da disciplina Matemática e a outra da disciplina de Física. Cada prova será avaliada numa escala de 0 à 20 valores. A nota para a decisão sobre a admissão será a média das duas notas.

 Durante o exame NÃO é permitido o uso de calculadora, de telemóveis ou qualquer outro equipamento eletrónico, nem a consulta de nenhum material. Só se pode utilizar caneta e rascunho.

 O exame de acesso será realizado nos dias 14 e 16 de Setembro às 09 horas nas salas de aula do ISPK.

 MATEMÁTICA

OBJECTIVOS

  1. Identificar os domínios numéricos a partir de suas propriedades.
  2. Aplicar na resolução de exercícios de trabalho com variáveis a redução de termos semelhantes, os produtos e quocientes notáveis, a descomposição em factores e a divisão de polinômios.
  3. Resolver equações lineares e quadráticas e desigualdades utilizando as suas propriedades básicas.
  4. Identificar o domínio de funções: polinomiais, racionais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas a partir de seus gráficos.
  5. Interpretar gráficos de funções: polinomiais, racionais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas a partir de suas equações e suas propriedades.
  6. Determinar elementos da equação de funções: polinomiais, racionais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas a partir de seus gráficos.

 CONHECIMENTOS BÁSICOS

Domínios numéricos. Cálculo aritmético e trabalho com variáveis. Equações lineares e quadráticas, reduzíveis a quadráticas e lineares. Inequações lineares, quadráticas e racionais. Valor absoluto em equações e desigualdades. Ferramentas básicas para a graficacão. O círculo. A linha recta no plano. Funções. Definições relacionadas com o conceito de função: ,,,. Gráfico de funções. Funções exponenciais e logarítmicas. Equações exponenciais e logarítmicas. Funções trigonométricas (sen(x), cos(x), tão(x), cot(x)).

 FÍSICA

OBJECTIVOS

  1. Resolver exercícios de conversão de unidades aplicando os algoritmos correspondentes nas unidades do Sistema Internacional.
  2. Aplicar as Leis de Newton no cálculo da velocidade e da aceleração dos corpos em movimento.
  3. Resolver exercícios de lançamento bidimensional de projécteis em um sistema bidimensional.
  4. Identificar a massa como medida da inércia de um corpo a partir de interpretação de situações com base nesta Lei.
  5. Resolver problemas de energia cinética e potencial em movimentos mecânicos dos corpos em uma dimensão.
  6. Identificar as grandezas físicas que mudam e permanecem constantes nos movimentos retilíneo e uniforme e retilíneo uniforme variado.

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Sistema internacional de unidades (SI). Magnitudes físicas e as suas unidades. Movimentos retilíneo e uniforme e retilíneo uniforme variado. Posição, velocidade e aceleração e suas unidades. Equações analíticas do MRUV. Interpretação de gráficos. Superposição de movimentos. Movimento parabólico como exemplo de sobreposição de movimentos retilíneos. Lançamento de um projéctil. Energia cinética. Leis de Newton.  

Luanda, aos 30 de Julho de 2021.

 

                                                                                                                             A Directora Académica

                                                                                                                    ______________________________________

                                                                                                                           Dra. Victoria Arencibia Sosa

 

Julho 28, 2021

Etiquetas: